PortugalApto

Quem somos



O “Fit for Work Europe” (FfW) é uma organização internacional não lucrativa, de intervenção cívica, que pretende demonstrar as realidades anteriormente enunciadas e trabalhar no sentido de promover uma mudança de conceito de doenças reumáticas, bem como limitar o impacto negativo que estas têm na vida dos doentes. Estes objetivos pretendem gerar as condições necessárias para que as doenças reumáticas deixem de ser consideradas um estado invalidante e passem a ser vistas como uma doença crónica passível de controlo e de restituição de funcionalidade.

Em Portugal foi criada uma estrutura local (Portuguese National Coalition) que representará o FfW em Portugal e cuja missão será avaliar a realidade portuguesa e definir quais os vetores fundamentais de intervenção passíveis de modificar esta realidade. O Logo e o Lema da campanha em Portugal são: Portugal Apto.PT – Portugal Apto para o Trabalho – Doenças Reumáticas: Produtividade, Empregabilidade e Saúde Social.


O Portugal Apto.PT tem como objetivos:

1. Definir a realidade portuguesa

a) Epidemiológica      – o impacto

                                   – os custos

b) A legislação relacionada com a doença e com a incapacidade

2. Interpretar a realidade portuguesa definida

Quais os motivos que contribuem para a atual situação em termos de doenças reumáticas e lesões músculo-esqueléticas relacionadas com o trabalho (LMERT)

3. Propor medidas que possam contribuir para uma alteração desta realidade

Pretendemos que se constitua uma plataforma alargada e representativa de todos os implicados neste processo: Médicos (em especial Reumatologistas, especialistas em Medicina do Trabalho e Médicos de Medicina Geral e Familiar), Epidemiologistas, Sociedades Médicas Científicas (em especial a Sociedade Portuguesa de Reumatologia e a Sociedade de Medicina do Trabalho), Liga Portuguesa contra as doenças Reumáticas, Associações de Doentes com patologias reumáticas, Economistas (em especial Economistas com experiência na área da Saúde), Universidades, representantes do Patronato, representantes dos Sindicatos, representantes dos Partidos Políticos / Comissão Parlamentar de Saúde e Comunicação Social.

Pretendemos que todos contribuam com a sua experiência específica nesta temática, apoiando esta campanha através da sua perspetiva do problema, das causas e de potenciais formas de resolução.

O Logo e o Lema da campanha em Portugal (Portugal Apto.PT – Portugal Apto para o Trabalho – Doenças Reumáticas: Produtividade, Empregabilidade e Saúde Social) representam os conceitos fortes que estão na base do Fit For Work. Estes conceitos passam pela concretização de ações relevantes que permitam ao doente, logo que realizadas as adequações e enquadramentos necessários à sua doença, manter o seu trabalho por um lado e, por outro, permitir uma  quantidade e qualidade de trabalho que constituam fatores positivos para a sua doença, para a sua condição económica e social e, consequentemente, sejam uma mais-valia positiva para toda a Sociedade.

O trabalho faz bem à saúde” (“work is good for health”) é uma das ideias fortes desta campanha! É imperioso demonstrar que conservar o seu trabalho é um bem essencial para o doente reumático, mas que para o conseguir de forma efetiva e sem que este se constitua uma agressão suplementar para o doente, muito se terá de fazer para modificar a atual realidade do enquadramento profissional e laboral das doenças reumáticas em Portugal.

Saúde Social será então levar o conceito de Saúde à sua dimensão mais ampla e abrangente - a dimensão social, na qual intervindo no doente se consegue mudar a sua realidade individual, mas também implicitamente o seu panorama familiar, o seu enquadramento laboral e globalmente o seu impacto económico e social, gerando ganhos em cascata que permitem uma sociedade mais equilibrada com cidadãos plenos em vez de incapacitados ou marginalizados. 

APOIO
Copyright 2017, PortugalApto.   .   Website by Alfa Oriente